ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
A Unimed Cuiabá foi vítima de um ataque cibernético na madrugada da segunda-feira (18), que resultou na indisponibilidade temporária do sistema informatizado de liberação de solicitações de atendimento médico, como consultas, exames e internações.
Embora o ataque cibernético tenha comprometido parte do funcionamento da rede de tecnologia da Cooperativa, a rede de dados pessoais e dados sensíveis não foi acessada.
Desde as primeiras horas da segunda, técnicos da Unimed Cuiabá e de empresas especializadas estão atuando para restabelecer a regularidade do sistema. Contudo, nenhum atendimento deixou de ser feito.
O método precário foi disciplinado em uma cartilha enviada às pressas aos cooperados. O documento atribui aos médicos a responsabilidade por baixar e imprimir o modelo de guia que garantirá a continuidade dos serviços aos clientes.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
A falha de segurança cibernética da Unimed que se diz alvo de um ataque hacker continuará trazendo dor de cabeça a médicos cooperados e pacientes mesmo depois da solução do problema. Isso porque, toda a papelada dos atendimentos deverá ser encaminhada às equipes da cooperativa que ficarão responsáveis por lançar a demanda represada no sistema.
Documento, inclusive, não aponta nenhum prazo para o fim da celeuma. Além dos atendimentos médicos, os serviços das Farmácias Unimed foram impactados.
“Entendemos a gravidade dessa situação e já estamos trabalhando incansavelmente para restabelecer a normalidade dos nossos serviços e reforçar nossas medidas de segurança digital”, diz trecho.
Já na segunda-feira, de imediato, a Unimed Cuiabá viabilizou guias e formulários médicos para preenchimento manual e garantia total de atendimento. Com isso, o cliente pode se dirigir à rede credenciada munido de documento com foto e a carteira do plano de saúde dentro da validade, que será atendido.
Canais exclusivos para o envio desses registros pelos médicos e rede prestadora (e-mail, telefone, WhatsApp) também foram disponibilizados. A Unimed Cuiabá orientou cooperados e rede prestadora sobre como proceder diante da grave situação e também direcionou equipe de auditoria médica para garantia do fluxo operacional no hospital e clínicas próprias.
Já as orientações aos beneficiários da Unimed Cuiabá foram amplamente disseminadas por canais institucionais (site e app) e veículos de comunicação. A Cooperativa destaca que, independentemente da forma que o atendimento for registrado, digital ou manualmente, será cumprido o escopo de serviços oferecidos aos clientes, sem prejuízo ao atendimento assistencial.
A Unimed Cuiabá reforça que o ataque sofrido afetou apenas o sistema de autorizações. Os dados da cooperativa e dos clientes não foram acessados. Por fim, segue à disposição para dúvidas e esclarecimentos, atuando para restabelecer o sistema o mais rapidamente possível.
Íntegra da nota:
A Unimed Cuiabá informa aos clientes que sua rede de dados e telefonia passam por instabilidades para o registro de atendimentos nesta segunda-feira, 18 de março.
Sem nenhum prejuízo aos beneficiários, a orientação feita aos médicos e rede prestadora é seguir com os atendimentos e registros manualmente. Para tanto, o cliente deve apresentar:
- Documento de identificação
- Cartão no prazo de validade
- Assinatura no pedido médico
Não há previsão para normalização do serviço.