Cuiabá, 08 de Outubro de 2024
DÓLAR: R$ 5,49
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Cidades Terça-feira, 28 de Maio de 2024, 10:25 - A | A

28 de Maio de 2024, 10h:25 A- A+

Cidades /

Programa Arranca Safra: produtores destacam recuperação de estradas pela prefeitura de Sinop

Os moradores e produtores estão satisfeitos com os resultados já alcançados e esperam que o programa continue trazendo melhorias para mais estradas rurais de Sinop

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

O programa Arranca Safra está transformando a realidade das estradas rurais de Sinop. O objetivo do programa é auxiliar os produtores rurais a planejarem e executarem a safra agrícola de forma eficiente. Esse programa envolve o monitoramento e a análise de diversos fatores, como clima, solo, mercado, insumos e tecnologias disponíveis, a fim de otimizar o cultivo e a colheita. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e as comunidades locais, demonstrando que a união de esforços pode trazer grandes benefícios para todos. O investimento do programa é de recursos próprios e dos repasses do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (FETHAB).

Arranca Safra

O Arranca Safra está trazendo melhorias significativas para o escoamento da produção agrícola da região, facilitando o acesso dos agricultores às propriedades e aos centros de distribuição. Com estradas em boas condições, os custos com manutenção de veículos e transporte também são reduzidos, contribuindo para a economia local.

A análise é dos próprios moradores e produtores beneficiados pelo trabalho, que consiste na execução dos serviços de levantamento com relação ao nível da água, cascalhamento, patrolamento e compactação das vias. 

No município de Sinop, a estrada Débora foi uma das 20 beneficiadas pelo programa. “Foi muito bom esse programa Arranca Safra, porque vínhamos sofrendo com estrada ruim. O pessoal tem lavoura, tem gado, então ajudou bastante porque a estrada deu uma erguida, ficou bom demais”, pontuou Célio Alvez Ferreira, presidente da comunidade Nossa Senhora de Fátima.

No local, a execução do trabalho foi realizada ainda em 2022 e, de acordo com Júlio Gasques, refletiu positivamente no escoamento da produção.

“A realidade nossa é totalmente outra. A nossa estrada nunca foi tratada com responsabilidade, porque, você produzir soja e tirar ela em janeiro, fevereiro e março, sem condições de tráfego nas estradas é praticamente impossível, é muito difícil. Então, você perde a soja em cima do caminhão quando ela deveria estar no armazém secando ou pronta para embarque. Então, o trabalho que a prefeitura fez é de muito qualidade, para durar 15 anos, porque é usado compactação, muito bem feito, cascalho de boa qualidade”, detalhou Júlio Gasques, que tem propriedade na estrada Débora, uma das estradas contempladas pelo trabalho.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

Outra estrada contemplada foi a Luciane. “Hoje está uma tranquilidade para tirar a safra lá. Foi um trabalho muito bem executado, bem bom para longo prazo. Sempre passavam a patrola por lá, mas o serviço que foi feito agora no Arranca Safra foi um serviço diferenciado, com retroescavadeira, ergueram, compactaram, ficou muito boa a estrada”, detalhou Flávio Macedo, morador da região há aproximadamente 20 anos.

Com o fim do período chuvoso, os trabalhos devem ser retomados, envolvendo as equipes das Secretarias de Obras, para a execução, e de Meio Ambiente, para liberação das licenças necessárias.

“Todas as estradas que estão rebaixadas, abaixo do nível da lavoura, na época da chuva, que é a época da colheita da soja, elas estão alagadas e geram problemas. Então, a prefeitura está fazendo um trabalho para amenizar essa situação e dar condição dos nossos produtores fazerem um trabalho bem digno e, assim, vamos contemplando toda a sociedade”, destacou o prefeito Roberto Dorner.  

O município de Sinop possui uma extensão de mais de 700 km de estradas vicinais não pavimentadas, num total de 72 estradas. O investimento do programa é de recursos próprios e dos repasses do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (FETHAB). Os valores são utilizados para aquisição de tubos, cascalho, combustível, manutenção de maquinários, contratação de patrolas e caminhões, entre outros.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation