Cuiabá, 12 de Julho de 2024
DÓLAR: R$ 5,43
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Cidades Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2024, 11:45 - A | A

26 de Janeiro de 2024, 11h:45 A- A+

Cidades /

Prefeitura de Lucas do Rio Verde se inspira em Cuiabá para implantar projeto de mobilidade urbana

Nesta última quarta-feira (24), servidores da prefeitura de Lucas do Rio Verde participaram de um treinamento para aprimorar o uso do Sistema do Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico no TCE-MT

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

O trabalho desenvolvido no Centro de Controle Operacional (CCMOB), da Secretaria de Mobilidade Urbana, da Prefeitura de Cuiabá,  inspirou a implantação de um projeto semelhante na Prefeitura do município de Lucas do Rio Verde. A expectativa é de que o projeto contribua significativamente para melhorar a mobilidade urbana em Lucas do Rio Verde, além de facilitar o trabalho dos órgãos responsáveis pela fiscalização e controle do trânsito.

Nesta última quarta-feira (24) o coordenador e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade de Lucas do Rio Verde, Luiz Antônio Fortunato da Silva e Wellington Willen Nogueira Souto, participaram de um treinamento para aprimorar o uso do Sistema do Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE) no Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). Durante o encontro, os servidores também conheceram o espaço que atualmente dispõe de 43 câmeras para monitorar, fiscalizar e garantir a fluidez de veículos nas principais vias e corredores de Cuiabá.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL 

A visita ao CCMOB em Cuiabá serviu como inspiração para a implementação do projeto em Lucas do Rio Verde, uma vez que foi possível conhecer as práticas e tecnologias utilizadas no monitoramento e controle do tráfego na capital. 

Durante a visita, os servidores explicaram que estão elaborando o edital de licitação do transporte público de Lucas do Rio Verde e, por isso, foram conhecer a efetividade do plano de trabalho da mobilidade urbana de Cuiabá.

A secretária da Semob, Luciana Zamproni, destacou que eles elogiaram o êxito do edital de Cuiabá, que possui uma frota e um formato de concessão viáveis para Lucas.

“Eles conheceram toda a nossa estrutura, nossa equipe de trabalho, a coordenação, como funcionam nossas demandas e se animaram em levar o modelo para o município, inclusive de implantar um centro de monitoramento na cidade”, disse Zamproni.

O Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE), foi lançado em 2022, visa introduzir a cultura do planejamento na administração pública municipal.

Atualmente, conta com a adesão de 118 municípios e validou os mapas estratégicos de mais de 100 deles. A ferramenta é aplicada em diversas áreas, coordenada pela Secretaria de Planejamento na Prefeitura, abrangendo setores como saúde, educação, obras, mobilidade, infraestrutura, economia e assistência social.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation