Cuiabá, 20 de Junho de 2025
DÓLAR: R$ 5,51
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Saúde Terça-feira, 18 de Junho de 2024, 14:08 - A | A

18 de Junho de 2024, 14h:08 A- A+

Saúde / IMUNIZANTE

Vacina contra HPV pode prevenir câncer de cabeça e pescoço em homens

Pesquisa mostra que meninos vacinados com o imunizante contra o HPV têm menos chances de desenvolver câncer de cabeça e pescoço no futuro

JULIANA CONTAIFER
DO METRÓPOLES

papilomavírus humano (HPV) é associado a vários tipos de câncer, incluindo de colo de útero, boca, ânus, pênis e vagina. A vacina contra o vírus é a melhor maneira de prevenir o desenvolvimento de tumores, e pesquisadores americanos descobriram mais uma doença prevenível pelo imunizante especificamente em homens: o câncer de cabeça e pescoço relacionado ao HPV.

Os cientistas da Universidade Thomas Jefferson na Filadélfia, nos Estados Unidos, analisaram dados de 5,46 milhões de pacientes — desses, 949 mil tomaram a vacina entre 2006 e 2008.

O estudo foi apresentado na Asco, o congresso da Associação Americana de Oncologia Clínica, que aconteceu entre 31 de maio e 4 de junho.

Em homens, o imunizante diminuiu as chances de ter cânceres relacionados ao HPV de 7.5 para 3.4 casos a cada 100 mil. Em mulheres, a porcentagem caiu de 15.8 para 11.5.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL 

No caso específico do câncer de cabeça e pescoço, o risco de ter a doença diminuiu de 6,3 para 2,8 casos a cada 100 mil homens — a queda em mulheres não foi considerada significativa.

 

“A média de idade de incidência desses tumores é ao redor de 50 anos de idade. Vamos começar a perceber uma redução ainda mais significativa nos próximos anos”, afirma o professor de oncologia molecular Lawrence Young, da Universidade de Warwick, no Reino Unido, em entrevista ao Daily Mail. Ele não participou da pesquisa.

Getty ImagesImagem colorida: mulher de perfil mostra curativo no braço escrito HPV - Metrópoles
Sintomas podem ser silenciosos e melhor forma de prevenção do HPV é evitar o contágio e usar a vacina

Vacina contra o HPV

O HPV é um vírus transmitido por via sexual: contatos oral-genital, genital-genital ou manual-genital podem causar a transmissão do patógeno. A principal maneira de evitar a contaminação é pela vacinação.

Em abril, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, divulgou que a vacina contra o HPV será administrada no SUS em apenas uma dose. Crianças e adolescentes com idades entre 9 e 14 anos fazem parte do público-alvo da vacinação.

Indivíduos com idades fora do grupo etário podem se imunizar na rede particular: a vacina nonavalente disponível custa cerca de R$ 2,7 mil.

 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation