PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Iniciando os trabalhos legislativos de 2024 provando estar do lado da população várzea-grandense, na manhã desta terça-feira (20), o presidente da Câmara Municipal, o vereador Pedro Paulo Tolares – Pedrinho (UB), iniciou a primeira sessão ordinária declarando apoio de todos os vereadores da Casa de Leis aos servidores técnicos da educação no município. Confira o vídeo da sessão no final desta matéria.
Conforme havíamos publicado mais cedo, sobre o Projeto de Lei encaminhado pelo Prefeito de Várzea Grande sobre reajuste salarial aos professores excluindo servidores técnicos , que foi encaminhado para o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso, subsede de Várzea Grande (Sintep/VG), no final da tarde da última sexta-feira (16), a cópia do Projeto de Lei que o Prefeito Kalil Baracat (PMDB) enviou para a Câmara de Vereadores de Várzea Grande, sem dialogar com o Sintep.
Segundo o presidente do Sintep/VG, professor Juscelino Dias de Moura, o Projeto de Lei de Kalil reajusta o Piso Salarial de 3,62%, somente para os professores e além de, novamente, excluir os técnicos educacionais, que estão recebendo R$ 1.129,34 mil, bem abaixo do salário mínimo (R$ 1.412,00). Além disso, o reajuste deve ser retroativo a janeiro, e não a fevereiro, como consta no PL do prefeito.
De acordo com a Lei Federal, em 2022 o Piso Salarial foi estabelecido em 33,24%, porém, o prefeito só pagou 12,84%, apenas aos professores, restando 20,40%. Sendo assim, deve ser feito o reajuste para todos os profissionais da educação, conforme determina o PCCS 3.797/12.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Casa de Leis não aprova projeto de Kalil
Na manhã desta terça-feira, o presidente da Câmara Municipal, vereador Pedrinho, iniciou a primeira sessão ordinária declarando a importância dos técnicos educacionais do município. "Conversando com os demais colegas, vamos levar esta reivindicação para nosso prefeito, antes de aprovarmos o piso salarial dos professores, vamos trazer um projeto e proposta para os técninos educacionais", anunciou o presidente da Casa de Leis de Várzea Grande.
"Como presidente desta casa, quero conclamar a todos e que possamos unir esta casa e vamos negociar com o prefeito [Kalil Baracat] e com o secretário do governo e trazer uma proposta efetiva com um projeto para valorizar todos os profissionais da educação", disse Pedrinho.
"Enquanto não tivermos uma proposta efetiva, não vamos aprovar os projetos dos professores", concluiu o presidente da Câmara.