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Política e Judiciário Sexta-feira, 28 de Junho de 2024, 08:11 - A | A

28 de Junho de 2024, 08h:11 A- A+

Política e Judiciário / ESTAÇÃO CÍVICA RUA 83

Parceria do Governo com municípios de Goiás: primeira plataforma do BRT Norte-Sul é inaugurado em Goiânia

BRT Norte-Sul cruzará Goiânia, com início no Terminal Veiga Jardim, em Aparecida, passando pelos terminais Cruzeiro, Correios, Isidória, Paulo Garcia, Hailé Pinheiro e Recanto do Bosque, assim como até o Parque Atheneu

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Nesta quinta-feira (27) foi inaugurada em Goiânia a primeira estação do BRT Norte-Sul, que fica na Praça Cívica, em frente ao Palácio Pedro Ludovico Teixeira,  marcando um passo significativo no Projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC). A Estação Cívica Rua 83 é resultado de uma parceria entre o Governo de Goiás e as prefeituras de Goiânia e da Região Metropolitana (incluindo Aparecida de Goiânia, Goianira, Senador Canedo e Trindade). Essa colaboração tem permitido uma série de investimentos no transporte coletivo, financiados por recursos destinados ao subsídio tarifário.

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, afirma que esta etapa de finalização do BRT Norte-Sul reforça o início de uma nova fase do transporte coletivo, com uma gestão do transporte coletivo comprometida a trazer conforto e um novo tratamento aos passageiros.

Ao todo, serão investidos R$ 1,7 bilhão por meio do subsídio até 2026, contemplando a reestruturação das 19 estações e cinco terminais do Eixo Anhanguera, comissionamento das estações do BRT Norte-Sul, melhorias em todos os sete mil pontos de ônibus do sistema do transporte e a renovação total da frota com aquisição de ônibus a diesel e elétricos.

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“Em maio, inauguramos a Estação Hemocentro, uma referência em padrões de modernidade, tecnologia e acessibilidade e já estamos colhendo frutos desses investimentos, pois uma pesquisa recente, feita pelo Redemob, mostrou aprovação por parte da população em relação à nova plataforma, principalmente no que diz respeito à segurança”, afirma.

A Estação Cívica 83 é entregue após 30 dias de trabalho do RedeMob Consórcio no comissionamento da obra. Com projeto moderno, está apta para receber a nova frota do BRT Norte-Sul, incluindo dez ônibus elétricos, com destino a um futuro mais sustentável.

A tecnologia está em todas as partes da estação, desde o acesso às catracas, serviço de informação, segurança, até as portas automáticas, que foram desenvolvidas seguindo os mais rígidos controles para acessibilidade e segurança dos usuários, semelhantes às usadas nos metrôs.

A primeira das 31 plataformas do BRT Norte-Sul contará com padrão de excelência daquilo que há de mais moderno para atendimento dos usuários do serviço. A Estação Cívica Rua 83 se destaca pelos painéis, totens informativos e interativos, sinalização, Wi-Fi gratuito, torre para recarga de celular, portas automáticas e segurança com sistema e câmeras para reconhecimento facial.

Com o sistema modular de plataformas com portas automáticas, é possível estabelecer uma sincronização na abertura e fechamento das portas dos ônibus com as das estações, separando fisicamente a área da plataforma dos usuários com a via segregada dos ônibus.

Mais do que inovadoras, as portas automáticas têm como principal objetivo garantir a segurança e a acessibilidade dos usuários do transporte coletivo. Um dos destaques é a sinalização sonora de abertura e fechamento, o que evita possíveis acidentes caso os usuários não visualizem os sinais de luz.

Outro fator positivo são faróis com cores verde e vermelho, que auxiliam o motorista na correta parada para segurança ao passageiro, além de contribuir para o embarque e desembarque seguros dos usuários idosos ou com dificuldade de locomoção.

Estação Cívica Rua 83

O projeto aplicado na Estação Cívica Rua 83 integra o modelo do BRT mais verde do Brasil, com arquitetura e design de linhas leves e acabamento de alta performance, muita tecnologia e segurança. O local possui:

1. Portas automáticas;

2. Painéis informativos que dão a previsão de tempo de chegada dos ônibus e itinerários;

3. Um mapa mostra a integração da rede de transporte coletivo, tudo distribuído estrategicamente pela estação;

4. Relógio artístico interage com os usuários minimizando o tempo de espera;

5. QR Codes vão auxiliar no acesso aos serviços e informações do transporte público da Grande Goiânia;

6. Totem interativo de serviços, que vai permitir consultas a diversos serviços da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC), como cartões, informações sobre o aplicativo SimRMTC, itinerários e Bilhete Único;

7. Acesso a uma central de controle inteligente, que contará com ajuda humana para apoio em caso de qualquer dificuldade, prestará informações e suporte em tempo real;

8. Wi-fi gratuito;

9. Torre para carregar celular;

10. Sistema automático que vai comandar a abertura e fechamento da estação;

11. Câmeras de reconhecimento facial

12. Controle de acesso inteligente;

13. Posto de segurança realizará o monitoramento em tempo integral do local;

14. Catracas com padrão antivandalismo, gabinetes em inox e acesso exclusivo para pessoas com deficiência (PCDs);

15. Máquinas de autoatendimento facilitarão o carregamento de cartão e consulta de saldos.

16. Sistema de áudio com informações;

17. Acessibilidade aos usuários do serviço;

18. Iluminação cênica proporcionando beleza e maior segurança.

BRT Norte-Sul

O BRT Norte-Sul cruzará Goiânia de ponta a ponta, com início no Terminal Veiga Jardim, em Aparecida, passando pelos terminais Cruzeiro, Correios, Isidória, Paulo Garcia, Hailé Pinheiro e Recanto do Bosque, assim como até o Parque Atheneu. No centro da capital, fará intersecção com o Eixo Anhanguera.

A frota total para operação no BRT Norte-Sul foi definida pela CMTC em 60 ônibus, sendo dez Super Padron, elétricos, de piso alto e 50 ônibus Super Padron, a diesel, com portas dos dois lados. No início de março, o prefeito Rogério Cruz apresentou o ônibus elétrico piloto produzido pela montadora Eletra para operação em Goiânia.

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