ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
Começa nesta sexta-feira (30), a propaganda eleitoral no rádio e na TV, conhecida como horário eleitoral gratuito. Os conteúdos serão exibidos até o dia 03 de outubro, com relação ao 1º turno das Eleições Municipais de 2024, marcado para 06 de outubro. Em eventual 2º turno, agendado para 27 de outubro, o horário eleitoral gratuito será retomado no dia 11 e veiculado até dia 25 do mesmo mês.
Os eleitores que desejam conhecer melhor as candidatas e os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador podem se preparar para acompanhar as propagandas eleitorais. Esse período é crucial para que a população tenha acesso às propostas e projetos dos concorrentes, possibilitando uma escolha mais informada e consciente.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Veja o tempo de cada candidato de Cuiabá:
Eduardo Botelho (União Brasil) terá o maior tempo de propaganda, com 3 minutos e 50 segundos. Lúdio Cabral (PT) vem em segundo, com 2 minutos e 45 segundos, seguido por Abilio Brunini (PL) com 2 minutos e 3 segundos. Domingos Kennedy (MDB) ficou com o menor tempo, 1 minuto e 19 segundos.
Veja o tempo de cada candidato de Várzea Grande:
Kalil Baracat ,o atual prefeito que concorre à reeleição, ficou com o maior tempo de exibição. Ao todo, serão 5 minutos e 6 segundos.
Em seguida, ficou a advogada Flávia Moretti (PL), que contará com 2 minutos e 32 segundos. O empresário Milton Dantas, conhecido como Miltão (PSOL), terá o menor tempo de propaganda, com apenas 31 segundos. A professora Leliane Borges (PT) terá 1 minuto e 50 segundos de exposição.
A ordem de veiculação dos candidatos foi definida da seguinte forma: Miltão, Kalil Baracat, Leliane Borges e Flávia Moretti.
Importante ressaltar que não há segundo turno no município de Várzea Grande.
Veja os horários:
Nas eleições para cargo de prefeito, de segunda a sábado:
-
a) das 7h (sete horas) às 7h10 (sete horas e dez minutos) e das 12h (doze horas) às 12h10 (doze horas e dez minutos), na rádio;
-
b) das 13h (treze horas) às 13h10 (treze horas e dez minutos) e das 20h30 (vinte horas e trinta minutos) às 20h40 (vinte horas e quarenta minutos), na televisão.
No mesmo período reservado à propaganda eleitoral em rede, as emissoras de rádio e de televisão reservarão, ainda, de segunda-feira a domingo, 70 minutos diários para a propaganda eleitoral gratuita em inserções de 30 e 60 segundos, a critério do respectivo partido político, da federação ou da coligação, assinadas obrigatoriamente pelo partido político, pela federação ou pela coligação e distribuídas, ao longo da programação veiculada entre as 5h e as 24h, observados os critérios de proporcionalidade do art. 55 da Resolução n° 23.610/2019, obedecido o seguinte:
Enquanto na TV aberta será transmitido das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40 na televisão (no horário de Brasília).
No mesmo período reservado à propaganda eleitoral em rede, as emissoras de rádio e de televisão reservarão, ainda de segunda-feira a domingo, 70 minutos diários para a propaganda eleitoral gratuita em inserções de 30 e 60 segundos, a critério do respectivo partido político, da federação ou da coligação.
Em Mato Grosso, o horário eleitoral gratuito terá um alcance significativo entre os eleitores e eleitoras. Na TV, a propaganda eleitoral atingirá 68% do eleitorado mato-grossense, o que corresponde a aproximadamente 1.762.659 pessoas. Já na rádio, o alcance é ainda maior, chegando a 88%, cerca de 2.271.096 pessoas. Se considerar pelo menos uma das ferramentas, rádio ou TV, o horário eleitoral gratuito cobrirá 67% dos municípios do estado.
Nesse sentido, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, destaca a importância da conscientização com relação ao bom uso da propaganda eleitoral. “A população quer ouvir propostas focadas em melhorar o serviço público, então, esperamos que a propaganda aborde isso e que os desentendimentos pessoais fiquem de fora. Queremos um município sadio, com serviço público estruturado, e este tempo que os candidatos e candidatas têm na TV e no rádio é uma oportunidade para mostrar como podem contribuir nesse sentido”.