Cuiabá, 12 de Junho de 2024
DÓLAR: R$ 5,41
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Sexta-feira, 24 de Maio de 2024, 07:52 - A | A

24 de Maio de 2024, 07h:52 A- A+

Política e Eleições / GOIÁS SOCIAL

Governo de Goiás vai doar 50 quilos de milho para produtores de leite de 15 municípios

Doação será em para os municípios que fazem parte da bacia leiteira do estado e cada produtor receberá até cinco sacos de 50 quilos de milho

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Com o período da seca chegando, o programa Goiás Social, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), inicia a doação grãos de milho para alimentação animal a agricultores familiares com objetivo oferrcer condições para que os agricultores em situação de vulnerabilidade social possam alimentar os animais no período de seca, potencializando a produção leiteira.

O lançamento das entregas será realizado na terça-feira (28), às 9h, no Assentamento Maria da Conceição, em Orizona (GO). O município é o maior produtor de leite em Goiás. 

Com a doação de grãos de milho e o apoio técnico necessário, os agricultores familiares poderão enfrentar os desafios impostos pela seca e garantir a manutenção da produção agropecuária. Espera-se que iniciativas como essa possam ser expandidas para outras regiões do estado, beneficiando um número ainda maior de famílias rurais.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

Doação de milho

Conforme explica a coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, as novas entregas reforçam o compromisso com a agricultura familiar.

“Sabemos da força do Agro em nosso Estado e com a cadeia produtiva do leite não é diferente. Com essa doação, vamos garantir o fortalecimento dessa produção entre os produtores da agricultura familiar, fazendo mais uma vez com que o Agro e o Social andem de mãos dadas em Goiás”, destaca.

Para o presidente da Emater, Rafael Gouveia, a iniciativa inédita visa fortalecer programa de desenvolvimento pecuário-leiteiro do estado.

“Com a doação dos grãos, vamos fortalecer a base alimentar do rebanho neste período de seca que está iniciando e atender municípios com maior número de produtores de leite da agricultura familiar”, destaca.

A doação será em 15 municípios que fazem parte da bacia leiteira do estado. Cada produtor receberá até cinco sacos de 50kg de milho. De acordo com o IBGE, os maiores produtores são: Orizona, Jataí, Piracanjuba, Bela Vista de Goiás, Rio Verde, Itapuranga, Silvânia, Vianópolis, Morrinhos, Pontalina, Luziânia, Itaberaí, Pirenópolis, Caçu e Goiás.

“O ponto fundamental da ação é fortalecer a cadeia do leite, especialmente para os produtores que vivem em vulnerabilidade. Com a entrega, visamos fornecer um suporte essencial para os produtores de leite da região. Esse apoio direto ajuda a garantir a continuidade e a sustentabilidade da produção leiteira em nosso estado, especialmente em Orizona, que se destaca como o maior produtor de leite de Goiás”, ressalta João Asmar Júnior, secretário em substituição da Seapa.

Serão doadas 250 toneladas de milho que foram produzidos nas estações experimentais da Emater. “O milho é a base da alimentação de diversos animais, principalmente, os da pecuária. Nas estações, quando a gente classifica a semente para comercialização sobram grãos que não servem para ser sementes, mas tem total vigor e qualidade para alimentar animais”, explicou o diretor de assistência técnica e extensão rural, Kin Gomides.

Os produtores de leite beneficiados com as doações são selecionados pela Emater. A seleção seguirá critérios como situação de vulnerabilidade social, assistidos pela Agência e com CAF ou DAP ativas, priorizando produtores que vivem em assentamentos.

Serviço:

Goiás Social inicia a doação de milho para produtores de leite em Orizona

Data: Quarta-feira, 28 de maio

Horário: 9h

Local: Assentamento Maria da Conceição, Orizona

Comente esta notícia

NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO