Cuiabá, 20 de Junho de 2025
DÓLAR: R$ 5,49
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Judiciário Quarta-feira, 24 de Janeiro de 2024, 14:19 - A | A

24 de Janeiro de 2024, 14h:19 A- A+

Política e Judiciário / BRC

Governador Caiado é eleito presidente do Consórcio Brasil Central durante Fórum de Governadores

Decisão foi unânime entre os governadores que integram o grupo

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, foi eleito o novo presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC). Além de Goiás, fazem parte do bloco Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins. A decisão foi unânime entre os demais governadores presentes no Fórum de Governadores do Brasil Central, realizado nesta terça-feira (23), em Brasília.

“É uma alegria receber o apoio de meus colegas. Já vivi bastante na política e, sem dúvida alguma, é um grande desafio”, disse Caiado, em Brasília, durante entrevista à imprensa, após a escolha. 

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL 

Caiado e os seis demais governadores do consórcio compareceram ao Fórum de Governadores para assinar o termo de adoção do programa Brasil Sem Fome com o ministro de Assistência Social, Wellington Dias (PT).

O BrC foi criado em julho de 2015 com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social dos estados, que juntos somam 26 milhões de habitantes de 875 municípios.

Caiado sucederá o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), e assumirá a liderança do consórcio ao longo de 2024. A eleição de um novo presidente é feita todo ano, em assembleia com governadores, em Brasília.

Em seu discurso depois do anúncio, Caiado defendeu uma política de “convergência” entre Estados do Centro-Oeste e Norte com os demais governos do país. “Saberemos defender cada um que habita em nossos Estados, com uma visão maior do que somos. Esse consórcio não é isolado, mas extremamente aberto, de mãos estendidas a todos os outros Estados da federação”, afirmou o governador de Goiás.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation