Cuiabá, 18 de Julho de 2024
DÓLAR: R$ 5,54
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Quarta-feira, 07 de Fevereiro de 2024, 08:26 - A | A

07 de Fevereiro de 2024, 08h:26 A- A+

Política e Eleições / ELEIÇÕES 2024

“Estou muito feliz com este reconhecimento da população cuiabana", diz Fabio Garcia sobre a pesquisa realizada pela PercentBrasil

O levantamento apontou Fabio como o único pré-candidato que registrou um aumento nas intenções de voto do eleitorado cuiabano.

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O secretáriio da Casa Civil, Fabio Garcia (União Brasil), classificou como extremamente positivos os números apresentados pelo Instituto PercentBrasil na primeira pesquisa eleitoral registrada este ano à Prefeitura de Cuiabá. O levantamento apontou Fabio como o único pré-candidato que registrou um aumento nas intenções de voto do eleitorado cuiabano.

“Estou muito feliz com este reconhecimento da população cuiabana. A pesquisa mostra aquilo que eu sempre tenho dito, que a disputa está em aberto, que não há nenhuma definição e que isso será consolidado no tempo certo, que é o período eleitoral”, afirmou Garcia ao ser questionado sobre a pesquisa.

Fabio destacou que o crescimento vem mesmo sem que ele esteja realizando uma pré-campanha de forma ostensiva. “De todos os pré-candidatos, sou o único que não faz esta pré-campanha, justamente por conta do fato de estar na Casa Civil, trabalhando em prol dos mato-grossenses, buscando a realização das ações e políticas públicas determinadas pelo governador Mauro Mendes”.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

Outro ponto destacado por Fabio é a baixa rejeição, apontada pelo levantamento. Dos 4 principais pré-candidatos, ele é o que tem o menor índice.

“O eleitor cuiabano sabe que o próximo prefeito encontrará uma cidade abandonada e muito endividada. Só com uma gestão séria, comprometida com a responsabilidade nos gastos públicos e o apoio do Governo de Mato Grosso é que será possível retomar o protagonismo de Cuiabá”, ressaltou Garcia.

Pesquisa da PercentBrasil

A Pesquia realizada pela PercentBrasil mostra que a disputa interna do partido União Brasil entre o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho e o atual Chefe da Casa Civil, Fabio Garcia, ficou mais equilibrada se comparada com meados do ano passado. 

Veja os cenários de perguntas estimuladas:

 Cenário 1

No primeiro cenário analisado pelo Instituto Percent, Eduardo Botelho tem 23,7% e vem seguido de Abílio Brunini com 20%; Lúdio Cabral com 14%; Fábio Garcia com 10,8%. O vice-prefeito José Roberto Stopa tem 4,5% e Marcos Ritella é o último com 2%.

 

Cenário 1

 

Cenário 2

Neste contexto de estimulada, o vice-prefeito de Cuiabá, José Stopa (PV) é deixado de fora da disputa – o que levaria o apoio do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) para algum outro candidato.

Cenário 2

Neste cenário, Botelho fica com 25,2% das intenções de voto na primeira colocação; o 2º é Abílio com os mesmos 20% do primeiro cenário; Lúdio Cabral surge em 3º com 15% e Fábio Garcia ocupa a mesma 4ª colocação, porém agora com 12% das intenções de voto. Marcos Ritella puxa a lanterna com 2,3% das intenções de voto.

 

Cenário 3

 

Cenário 3

No 3º e último cenário, Stopa é colocado no lugar de Lúdio Cabral (PT), numa possibilidade de ser o representante da Federação “Brasil Esperança”.

Assim, Botelho segue na liderança com 26% das intenções de voto; Abílio tem 20%; Fábio Garcia tem 12,6%; Stopa aparece com 6% e Marcos Ritella em último novamente, com 2,6%.

REJEIÇÃO

A pesquisa também buscou identificar a rejeição dos candidatos. Nesse cenário, foi realizada a seguinte pergunta aos entrevistados: “Entre esses possíveis candidatos à Prefeitura de Cuiabá, em quem você não votaria de jeito nenhum?”

O principal candidato de direita “puxa” a fila de rejeição neste cenário.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

Abílio Brunini tem 24,8% de rejeição. Ele é seguido negativamente pelo candidato da esquerda e partido do presidente Lula, Lúdio Cabral, que acumula 9,9% de rejeição; na sequência vem Botelho com 6,6%; Stopa com 5,5%; Marcos Ritella com 4,3% e, se destacando como o “menos rejeitado”, Fábio Garcia aparece com apenas 1,5%.

METODOLOGIA

A coleta foi realizada entre os dias 01 a 04 de fevereiro de 2024. Foram ouvidas 1.200 pessoas de forma presencial na zona rural e urbana de Cuiabá. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,83% para mais ou para menos. O registro da pesquisa está sob nº 06359/2024 MT – Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation