Cuiabá, 16 de Setembro de 2024
DÓLAR: R$ 5,51
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Terça-feira, 13 de Agosto de 2024, 16:40 - A | A

13 de Agosto de 2024, 16h:40 A- A+

Política e Eleições / PERFIL TÉCNICO

Abilio recebe pautas do agro e propõe que secretário seja indicado pelo setor rural de Cuiabá

Proposta foi feita durante reunião com produtores e entidades ligadas ao agro no Sindicato Rural de Cuiabá

DA REDAÇÃO

O candidato a prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), recebeu indicações de entidades e produtores rurais para o setor na capital e propôs, caso eleito, nomear um secretário com perfil técnico para reestruturar a agricultura na capital. A reunião aconteceu na noite de segunda-feira (12), no Sindicato Rural de Cuiabá, onde Abilio e sua vice, tenente-coronel Vânia Rosa (Novo), tiveram a oportunidade de apresentar as propostas completas contidas em seu plano de governo.

Segundo Brunini, a liberdade de escolha de seu secretariado, sem amarrações políticas, é um dos critérios positivos do seu pleito pelo Palácio Alencastro.

“Acredito que quem entende de agricultura, seja agropecuária ou do pequeno produtor, seja quem vive isso, e não a prefeitura. Quero deixar uma coisa clara e que para mim é muito importante. Bolsonaro já me disse que o seu governo deu certo porque ele tinha liberdade para nomear seus ministros. Ele não pedia para o União Brasil, ou qualquer outro partido, ele simplesmente escolhia o melhor nome da infraestrutura, o melhor da segurança e assim sucessivamente”, afirma.

“Eu não tenho amarração com nenhum partido. Quando estiver na prefeitura, não vai ter 10 siglas com a faca no meu pescoço disputando secretariais. Farei escolhas técnicas e gostaria de pedir a contribuição de vocês (setor rural), se for possível, me indicar o melhor nome para cuidar da pasta da agricultura de Cuiabá. Uma pessoa técnica, que fale a língua do setor e saiba de fato os melhores caminhos para o fortalecimento do seguimento na cidade”, propôs na reunião.

O presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, pontuou que as principais decisões do estado de Mato Grosso passam pela capital, e um prefeito que esteja atento às necessidades do setor é fundamental.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

“Nós precisamos muito da prefeitura. Tudo que se faz passa pela política. Representa muito para nós essa possibilidade de indicar alguém para a pasta da agricultura de Cuiabá. Precisamos colocar na prefeitura um secretário que tenha essa conexão. Vamos analisar os cenários, oferecer as propostas necessárias e se possível indicar um secretário que possa dialogar com a nossa classe e reestruturar a agricultura em Cuiabá”, pontua Nogueira.

Ainda na reunião, foi entregue o documento “Modelo de Gestão de Ações Integradas para o Desenvolvimento Rural Sustentável do município de Cuiabá”, que contém as principais propostas do setor, para inclusão no plano de governo. O documento é assinado pelo Sindicato Rural de Cuiabá, Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Nelore Mato Grosso.

O professor e associado Leoncio Pinheiro foi um dos responsáveis pela elaboração do documento. Segundo ele “é fundamental que os segmentos produtivos do meio rural discutam o plano de governo, estratégias e principais prioridades para a próxima gestão”.

Leôncio pontua que a agricultura familiar é englobada nessas discussões. “A cidade tem suas peculiaridades, temos a agricultura familiar e a zona rural que tem em média 3 mil famílias produzindo uma diversidade de produtos, e é importante que o candidato tenha tudo isso estruturado”.

Participaram da reunião líderes de entidades, produtores familiares, pecuaristas e empresários ligados ao meio rural na capital.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation