PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, através do Batalhão de Polícia Militar Rural (BPMRu) iniciou nesta segunda-feira (18) uma nova etapa da Operação “Carcará I” no município de Bela Vista (MS) e região. O objetivo da ação é coibir práticas delituosas nas áreas rurais do Estado de Mato Grosso do Sul, com foco no crime de abigeato (furto de gado). A intensificação do policiamento, que conta com o apoio do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (1º BPMA), do Grupamento de Policiamento Aéreo (GPA), do 11° Batalhão de Polícia Militar (11º BPM) e do serviço de inteligência, continuará em Bela Vista e região por 90 dias, com constante monitoramento e troca de informações com os produtores rurais.
A primeira fase da Operação tem como principal objetivo combater os crimes de abigeato, intensificando a execução do policiamento com ações de caráter preventivo, de acordo com a mancha criminal identificada. Várias equipes rurais estão atuando em todo estado, com apoio de outras unidades da Polícia Militar.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Resultado da operação
Até o momento, os policiais recuperaram 25 cabeças de gado, prenderam dois autores de abigeato, prenderam três foragidos da justiça e um traficante de drogas. Também apreenderam 10 armas de fogo apreendidas, recuperaram uma carreta que havia sido roubada em Goiás, uma caminhonete recuperada que havia sido furtada e apreensão de produtos ilícito.
Programa Campo Mais Seguro
O BPMRu faz parte do Programa Campo Mais Seguro do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, criado para atender de forma especializada a população das áreas rurais, permitindo a padronização e a efetividade de ações em todo o território estadual. Dentre as premissas do Programa estão a troca constante de informações entre a polícia e a população rural, por meio da Rede de vizinhos em alerta, bem como a visita técnica e o monitoramento das propriedades rurais.
Novas edições serão realizadas na região sul e no Pantanal, com protocolos direcionados às características de cada localidade.
Durante a execução das atividades preventivas a equipe policial identifica os pontos vulneráveis, indicando soluções e dicas de segurança à população, com a finalidade de prevenir crimes. Na sequência a propriedade rural passa a fazer parte do sistema de monitoramento recebendo uma placa de identificação na porteira da fazenda, chácara ou sítio.
Uma vez a propriedade rural sendo parte do Programa Campo Mais Seguro, terá os dados cadastrados no sistema de georreferenciamento com quantidade e nomes dos funcionários, marcas de implementos agrícolas, telefone de contato, dentre outras diversas informações importantes para a Polícia Militar no desenvolvimento do policiamento rural e num eventual acionamento emergencial.
Operação Carcará I
A Operação “Carcará I” recebe este nome por ser uma ave de rapina que se destaca pela agilidade nas caçadas e adaptabilidade aos diversos ambientes, símbolo de altivez e prontidão. O Batalhão de Polícia Militar Rural é uma Unidade Especializada da Polícia Militar que foi criada para atender as demandas do campo, atuando de forma técnica e direcionada para a realidade de cada macrorregião do Estado.