Cuiabá, 11 de Outubro de 2024
DÓLAR: R$ 5,62
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Polícia Quarta-feira, 18 de Setembro de 2024, 13:40 - A | A

18 de Setembro de 2024, 13h:40 A- A+

Polícia / OPERAÇÃO KALASIRIS

PF desmantela esquema criminoso dentro do órgão responsável pela gestão da saúde indígena no MT e GO

As vítimas relataram que o constrangimento e a chantagem sexual eram condições para evitar demissões ou reverter desligamentos

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

A Polícia Federal de Mato Grosso deflagrou a Operação Kalasiris, na manhã destaquarta-feira (18), com foco em desmantelar um esquema criminoso envolvendo gestores e conselheiros indígenas que cobravam valores indevidos para a contratação e manutenção de agentes de saúde com vínculos precários. As medidas cautelares foram expedidas pela Justiça Federal de Barra do Garças (MT) e incluem um mandado de prisão preventiva, duas ordens de suspensão de funções públicas e proibição de contato com vítimas e testemunhas, além de 11 mandados de busca e apreensão. A operação está sendo realizada nas cidades de Barra do Garças (MT), Paranatinga (MT) e Aragarças (GO).

 

A investigação revelaram a manipulação e venda de vagas no DISTRITO SANITÁRIO ESPECIAL INDÍGENA XAVANTE, criando um ambiente de trabalho insalubre e comprometendo a gestão da saúde indígena. Os gestores exigiam altos valores para a manutenção de contratos e, em casos extremos, solicitavam imagens íntimas das enfermeiras contratadas, configurando um quadro de assédio sexual.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

As vítimas relataram que o constrangimento e a chantagem sexual eram condições para evitar demissões ou reverter desligamentos. Aqueles que se recusavam a ceder às exigências enfrentavam retaliações, como remanejamentos ou demissões injustificadas.

Entre as ordens ilegais, destacam-se a determinação de criar um falso censo populacional indígena para justificar novas contratações.

Operação Kalasiris

O nome da operação, Kalasiris, faz referência às vestimentas femininas da antiguidade, conhecidas por sua transparência. Essa escolha de nome é uma alusão ao fato de que as enfermeiras eram obrigadas a enviar fotos íntimas como condição para manter seus empregos, destacando a gravidade e a natureza intrusiva do esquema criminoso.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation