PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Na manhã desta terça-feira (3) foi deflagrada pela Polícia Federal a Operação Taurus Aureus que tem como principal objetivo combater a logística e o financiamento de organizações criminosas envolvidas no garimpo ilegal em terras Yanomami. A operação resultou no cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva nos estados de Roraima e Rondônia.
Além das prisões, foram apreendidos e tornados indisponíveis diversos bens, incluindo veículos e uma fazenda, com pare das medidas legais para garantir a reparação dos significativos danos ambientais causados pela atividade de garimpo ilegal. Essas ações visam descapitalizar as organizações criminais, dificultando suas operações.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
As medidas estão diretamente relacionadas à Operação Libertação, uma ação contínua iniciada em fevereiro de 2023, focada na repressão ao garimpo ilegal e na remoção de invasores da Terra Indígena Yanomami.
A Polícia Federal reafirma, com essa operação, seu compromisso com a proteção do patrimônio mineral da União, a preservação ambiental e a defesa dos direitos do povo Yanomami e de suas terras.