Cuiabá, 11 de Julho de 2025
DÓLAR: R$ 5,56
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Polícia Quinta-feira, 01 de Agosto de 2024, 08:27 - A | A

01 de Agosto de 2024, 08h:27 A- A+

Polícia / "PRECATÓRIA FANTASMA"

PCGO cumpre no Ceará quase 50 medidas judiciais por fraude eletrônica e associação criminosa

A operação visa desmantelar um esquema de fraudes envolvendo precatórios, que são dívidas judiciais que o governo precisa pagar a indivíduos ou empresas após decisão final da justiça

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

A Polícia Civil de Goiás, através do Grupo de Repressão a Roubos (GARRA) da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), com o apoio operacional da Polícia Civil do Ceará e do Ministério da Justiça, prendeu 14 pessoas nesta quarta-feira (31) e cumpriu 30 mandados de busca e apreensão. Além disso, um mandado de prisão foi cumprido contra um suspeito que já estava detido em uma unidade prisional. Durante a operação, também foram bloqueadas mais de 340 contas bancárias.

A ação faz parte da Operação Precatório Fantasma, que investiga crimes de fraude eletrônica e associação criminosa. A operação é conduzida pela PCGO/DEIC/GARRA e visa desmantelar um esquema de fraudes envolvendo precatórios, que são dívidas judiciais que o governo precisa pagar a indivíduos ou empresas após decisão final da justiça.

Segundo apurado, os criminosos obtiveram dados de processos judiciais das vítimas e faziam contato se passando por advogados e defensores públicos, pedindo transferências bancárias a título de pagamento de honorários e impostos, afirmando serem necessários para a liberação dos precatórios e alvarás.

Ao todo, foram identificadas mais de 50 vítimas com prejuízo financeiro em Goiás, que após os pagamentos recebiam falsos comprovantes e documentos falsificados com o nome de juízes e desembargadores, além do brasão do Poder Judiciário.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Esses crimes, cometidos por grupo criminoso, além de graves prejuízos financeiros, causaram uma série de transtornos a vários advogados e escritórios de advocacia, prejudicando essa função essencial à Justiça.

Os mandados foram cumpridos no Estado do Ceará, nos municípios de Fortaleza, Maracanaú, Pacatuba, Aquiraz, Maranguape e Canindé e os presos, após os interrogatórios, foram encaminhados à Unidade Prisional e permanecem à disposição do Poder Judiciário.

PCGO Sem Fronteiras

A ação policial ocorreu no âmbito do programa da Polícia Civil de Goiás denominado PCGO Sem Fronteiras, o qual fomenta ações policiais fora do estado de Goiás para que criminosos que tenham vitimado cidadãos goianos sejam localizados e presos, independentemente de onde estejam no país.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation