Cuiabá, 01 de Julho de 2025
DÓLAR: R$ 5,45
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Polícia Segunda-feira, 01 de Julho de 2024, 08:22 - A | A

01 de Julho de 2024, 08h:22 A- A+

Polícia / "PASSE LIVRE"

Operação da Polícia Federal combate o garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé

Após o encerramento das atividades em campo, as investigações prosseguirão, a fim de identificar os financiadores da atividade ilegal e aprofundar a descapitalização da organização criminosa

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

A Polícia Federal finalizou nesta última sexta-feira, (28), a Operação Passe Livre, em que realizou três dias de ações na Terra Indígena Sararé, para combater a extração ilegal de ouro e a desocupação da área atingida por garimpeiros, além de apreender maquinários e utensílios que são utilizados na garimpagem ilegal.

Durante as diligências policiais, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão no interior de propriedades rurais ocupadas parcialmente por garimpeiros ilegais. As ordens judiciais partiram da 2ª Vara Federal de Cáceres em Mato Grosso.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL 

No decorrer da operação, os policiais conseguiram apreender uma pá carregadeira em boas condições de uso. O maquinário foi retirado do meio da mata, sendo destinado a prefeituras de municípios vizinhos à área degradada.

Além disso, foram inutilizadas 12 pás carregadeiras, oito motores de dragagem, dois geradores, os quais, de difícil/impossível remoção, foram encontrados em toda a extensão da Terra Indígena Sararé.

Após o encerramento das atividades em campo, as investigações prosseguirão, a fim de identificar os financiadores da atividade ilegal e aprofundar a descapitalização da organização criminosa.

A usurpação do ouro financia diretamente a degradação do meio ambiente, dizimando a população indígena na região, poluindo os rios que abastecem os municípios, gerando, consequentemente, um enorme dano social e desequilíbrio no mercado financeiro.

Os investigados podem responder por usurpação de bem da União e crime ambiental por extrair recursos minerais sem autorização dos órgãos competentes.

Balanço:

* 12 escavadeiras inutilizadas
* 1 escavadeira apreendida
* 8 motores de dragagem inutilizados
* 2 geradores inutilizados
* 10 mil litros de diesel inutilizados
* Dezenas de barracas destruidas

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation