Cuiabá, 17 de Julho de 2024
DÓLAR: R$ 5,48
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Polícia Terça-feira, 05 de Março de 2024, 16:02 - A | A

05 de Março de 2024, 16h:02 A- A+

Polícia / OPERAÇÃO "NEXUX"

Médicos são alvos do Mapa que investiga o tráfico de drogas vinculado à prescrição de medicamentos de uso veterinário

O objetivo é verificar a destinação dessas substâncias, seja para uso legítimo em procedimentos veterinários ou para fins recreativos ou criminosos

ELISA RIBEIRO

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou nesta última sexta-feira (1º), da Operação Nexus, deflagrada pelo Ministério Público do Paraná, por meio dos Núcleos de Curitiba e Paranaguá do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que investiga o crime de tráfico de drogas vinculado à aquisição e prescrição de medicamentos controlados de uso veterinário.

As investigações, realizadas por auditores fiscais federais agropecuários da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Paraná (SFA/PR), a partir de denúncias, revelaram que as substâncias cetamina e mefentermina estavam sendo adquiridas e prescritas em quantidades muito acima do normal e fora dos padrões observados na prática veterinária regular.

A cetamina, conhecida como uma droga recreativa, também é usada para sedação em golpes como o “boa noite, Cinderela”. Já a mefentermina, indevidamente empregada para melhorar o desempenho em atividades esportivas, também estava sob investigação.

 
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

Três médicos veterinários foram identificados como alvos das medidas tomadas durante a operação. O objetivo é verificar a destinação dessas substâncias, seja para uso legítimo em procedimentos veterinários ou para fins recreativos ou criminosos. Além disso, a investigação busca identificar possíveis redes de contato com traficantes ou usuários.

Documentos e dispositivos eletrônicos apreendidos durante a operação serão analisados em conjunto com os elementos de prova já coletados.

O Mapa desempenha um papel fundamental na proteção da saúde pública e na fiscalização do uso adequado de medicamentos veterinários, coibindo práticas criminosas a partir do uso dessas substâncias.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation