PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Na manhã desta terça-feira (24), uma operação conjunta coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) - força-tarefa permanente do Ministério Público do Estado de Mato Grosso -, com apoio da Força Tática da 29ª Companhia Independente da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo, resultou na morte de um dos líderes de uma facção criminosa do Comando Vermelho que atuava em Barra do Garças (MT).
Batizada de “Palmares”, a operação teve como foco o combate ao avanço do crime organizado na região. O nome faz referência ao bairro Palmares, identificado pelas investigações como o principal ponto de atuação da quadrilha.
Ao todo, foram cumpridas oito ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão e de quebra de sigilo de dados, todas direcionadas a integrantes da facção criminosa que buscava se estabelecer na cidade. As decisões foram expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (NIPO) da Comarca de Cuiabá, com base nas investigações conduzidas pelo Gaeco local.
ACOMPANHE: Tenha notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no Instagram e acompanhe as notícias e conteúdos (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no X antigo Twiter tenha acesso as notícias e conteúdos (clique aqui)
Durante o cumprimento de um dos mandados, o alvo identificado como E.D.H., de 32 anos, reagiu à abordagem policial com disparos de arma de fogo. Considerado uma das lideranças do grupo, o suspeito tinha mais de 20 passagens criminais por crimes como furto, roubo, tráfico de drogas, organização criminosa e motins em unidades prisionais. No confronto, ele foi atingido e socorrido ao pronto-socorro, mas não resistiu aos ferimentos.
Até o momento, a operação resultou na apreensão de uma arma de fogo e uma grande quantidade de entorpecentes. As ações seguem em andamento com o objetivo de desarticular o núcleo criminoso e restabelecer a segurança na região.
Além da equipe do Gaeco, a operação contou com a participação de cerca de 20 policiais militares, entre integrantes da Força Tática e do Grupo de Apoio do 2º Batalhão da Polícia Militar de Barra do Garças. A ação teve ainda o apoio operacional do 5º Comando Regional da PMMT.