Cuiabá, 14 de Dezembro de 2024
DÓLAR: R$ 6,05
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Polícia Quarta-feira, 20 de Novembro de 2024, 08:00 - A | A

20 de Novembro de 2024, 08h:00 A- A+

Polícia / RECONHECIMENTO FACIAL

Com auxílio de câmeras do Vigia Mais MT, Polícia Civil prende em Cuiabá foragido da Justiça por homicídio qualificado

De março a novembro deste ano, os dispositivos de videomonitoramento já auxiliaram na prisão de 25 criminosos

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Na terça-feira (19), um homem de 61 anos, ex-sargento da Polícia Militar, foi preso em um condomínio de Cuiabá após ser identificado por uma câmera de reconhecimento facial do programa Vigia Mais MT. O suspeito, condenado a 17 anos de prisão por homicídio qualificado, estava foragido e foi localizado ao entrar no condomínio como prestador de serviços.

A câmera de vigilância, instalada na entrada do local e voltada para a via pública, registrou sua passagem e acionou as autoridades. Ele é ex-sargento da Polícia Militar, expulso da corporação devido ao crime. O programa Vigia Mais MT, que utiliza tecnologia de ponta para reforçar a segurança no estado, foi fundamental para a captura.

A Polícia Interestadual (Polinter) foi acionada após o sistema do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) identificar o homem procurado por homicídio qualificado. Com um mandado de prisão em aberto, ele foi localizado e preso na entrada de um condomínio em Cuiabá. 

Este é o segundo caso recente de prisão usando o recurso. No último sábado (16), um homem com ordem de prisão por dívida de pensão alimentícia foi identificado durante um festival de música em Chapada dos Guimarães (MT).

Entre março e novembro de 2024, o sistema de reconhecimento facial já possibilitou a prisão de 25 foragidos da Justiça.

O delegado Cláudio Alvarez Sant’Ana, superintendente do Ciosp e coordenador do programa Vigia Mais MT, destacou a eficiência da tecnologia como uma ferramenta estratégica no combate ao crime e no suporte às forças de segurança.

“Os testes de reconhecimento facial foram iniciados em março e, de lá até este mês de novembro, o sistema já apresentou resultados positivos com a prisão dessas pessoas, garantindo maior eficiência no trabalho das forças de segurança e, consequentemente, mais segurança para a população mato-grossense”, afirma. 

A tecnologia foi implantada em uma parceria da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) com a Coordenadoria de Tecnologia da Polícia Civil, e a empresa FacePass.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation