PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou o resgate de uma arara-canindé na tarde de quinta-feira (7), em Primavera do Leste (MT). A ave foi encontrada no quintal de uma residência na Avenida Campo Grande, após um chamado feito pela Central de Operações de Bombeiros (COB) pelo número 193.
Quando os bombeiros chegaram ao local, constataram que a arara parecia ser domesticada e não apresentava ferimentos aparentes. A captura foi feita com sucesso, e, possivelmente, a ave será encaminhada para uma avaliação mais detalhada e, se necessário, para cuidados especializados antes de ser devolvida ao seu habitat natural ou entregue a um centro de reabilitação de animais silvestres.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Como medida de precaução e segurança, a equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) procedeu com o resgate do animal e o transportou até uma Clínica Veterinária para uma avaliação completa.
Espécie em extinção
A arara-canindé, também conhecida como arara-de-barriga-amarela, pode chegar a 90 cm de comprimento, com uma envergadura de até 1,2 metros, tornando-a uma das maiores araras do mundo.
Devido as ameaças de perda de habitat, captura ilegal e os conflitos com atividades humanas atualmente a arara-canindé é uma espécie ameaçada de extinção.