DA CNN
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, culpou Israel pelo ataque de segunda-feira (1º) ao consulado iraniano em Damasco, na Síria, mas também disse que os Estados Unidos foram responsáveis por isso porque apoiam Israel.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Os comentários do principal diplomata sublinham a tensão crescente entre Teerã e Washington, com o Irã apontando o dedo aos EUA pelo seu apoio a Israel.

Transmitindo a mensagem em uma postagem na plataforma X, Amir-Abdollahian disse que o encarregado de negócios suíço em Teerã foi convocado pelo Ministério das Relações Exteriores do Irã nesta terça-feira (2) para discutir o incidente, dado o papel da Suíça na representação dos interesses dos EUA no Irã.
“As dimensões do ataque terrorista e do crime do regime israelense foram explicadas e a responsabilidade da administração americana sublinhada” na reunião, disse o ministro.
“Uma mensagem importante foi transmitida à administração americana como apoiante do regime sionista”, acrescentou. “Os Estados Unidos deveriam ser responsáveis.”
Os EUA disseram ao Irã que “não tinham envolvimento” ou conhecimento detalhado sobre o ataque israelense ao complexo diplomático na Síria, informou o site Axios na segunda-feira, citando uma autoridade norte-americana.
Antecedentes
As Forças de Defesa de Israel (FDI) não comentaram publicamente sobre o ataque que o Irã disse ter matado dois comandantes e vários outros. Mas o porta-voz das FDI, Daniel Hagari, contestou que o edifício fosse um consulado.
“Este é um edifício militar das forças Quds disfarçado de edifício civil em Damasco”, disse ele.
Separadamente, o jornal The New York Times informou que quatro autoridades israelenses não identificadas reconheceram que Israel executou o ataque.
(Com informações de Hamdi Alkhshali, da CNN; e de Jyoti Narayan, da Reuters, em Bangalore)