PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, através do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), na última semana reuniu-se com as instituições de ensino conveniadas com a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com objetivo de aperfeiçoar o sistema de captação de estagiários e servidores inseridos no SUS de Capital. Além disso, as ações visam criar mecanismos padronizados para a regulação das 26 instituições conveniadas.
De acordo com o gerente de Educação Permanente e Qualidade de Vida da SMS, Gabriel Henrique Pereira de Figueiredo, as instituições conveniadas têm a função de desenvolver ações e atividades inseridas em um cronograma. Entre elas estão estágios, pesquisas científicas e processos de extensão de ensino voltados para a educação em saúde.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
“Após o processo realizado pelas instituições de ensino, a SMS faz a conferência da documentação e, posteriormente, autoriza o aluno a entrar em campo de atuação profissional assistida. Atualmente, temos cerca de 1 mil estagiários atuando nas unidades de saúde de Cuiabá, número que poderia ser maior devido à oscilação no sistema. Por isso, há necessidade desse alinhamento”, explicou o gerente.
Gabriel explica que o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) desenvolve um trabalho fundamental para aperfeiçoar os serviços de saúde, uma vez que está em constante atualização para atender às necessidades de saúde das pessoas e populações. Essa atualização contínua permite que o NEPS implemente práticas inovadoras e eficientes, garantindo que os profissionais de saúde estejam sempre capacitados e preparados para oferecer um atendimento de qualidade à comunidade.