Cuiabá, 08 de Julho de 2025
DÓLAR: R$ 5,46
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Quinta-feira, 19 de Junho de 2025, 10:35 - A | A

19 de Junho de 2025, 10h:35 A- A+

Geral / CIRANDA DIGITAL

Projeto do Instituto Joana D’Arc forma mais de 400 migrantes em cursos de português e informática em MT

Iniciativa do Instituto Joana D’Arc promove inclusão digital e social, capacita migrantes e fortalece ações sustentáveis com tecnologia reciclada

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

O Instituto Joana D’Arc Saúde e Sustentabilidade realizou, no dia 29 de maio, a cerimônia de encerramento do projeto Ciranda Digital por uma Migração Humanitária, que beneficiou mais de 400 migrantes estrangeiros com cursos de português e informática básica. A ação, voltada a adolescentes e adultos residentes em Cuiabá e Várzea Grande, contou com o apoio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), do Núcleo Estadual de Políticas Públicas para a População Migrante (Nepomi) e da emenda parlamentar do deputado Max Russi, em parceria com o Centro Pastoral para Migrantes.

A maioria dos participantes eram mulheres, com predominância de migrantes da Venezuela, Haiti, Cuba, Bolívia, Argentina e Colômbia. Muitos alunos tinham pouco ou nenhum conhecimento da língua portuguesa e de informática, e agora estão mais preparados para acessar o mercado de trabalho e a cidadania digital.

Reprodução

WhatsApp Image 2025-06-17 at 15.10.56.jpeg

Institulo Joana D'Arc

Fundado em 2010, o Instituto Joana D’Arc é referência em sustentabilidade, inclusão digital e reaproveitamento de equipamentos eletrônicos. Com cinco Centros de Empoderamento Digital (CEDs) em Mato Grosso, a ONG promove formação tecnológica com computadores reciclados, unindo preservação ambiental e justiça social. O encerramento do Ciranda Digital também marcou a doação de um novo laboratório de informática ao Centro Pastoral para Migrantes.

Reprodução

WhatsApp Image 2025-06-17 at 15.14.51.jpeg

Equipe Projeto Ciranda Digital: Rosany, Marildette, Jacinira, Mari, Julio e Breno

Segundo Marildette Soares França, presidente do Instituto Joana D'Arc, o projeto foi um marco de transformação e inclusão: "Hoje é um dia muito especial, pois celebramos o encerramento de mais uma etapa do Projeto Ciranda Digital por uma Migração Humanitária. Este projeto marca não apenas o fim de um ciclo, mas também o início de novas possibilidades para todos os envolvidos. Ao longo dessa jornada, tivemos a oportunidade de aprender, crescer e compartilhar experiencias que, sem dúvidas deixaram marcas em cada um de nós."

ACOMPANHE: Tenha notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no Instagram e acompanhe as notícias e conteúdos (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no X antigo Twiter tenha acesso as notícias e conteúdos (clique aqui)

Ela destacou que o verdadeiro legado do projeto está nas histórias de superação, nos laços criados e nas oportunidades que se abriram. A fala final foi um convite para que cada conhecimento adquirido e cada habilidade desenvolvida sirva de base para novas conquistas pessoais e profissionais, marcando uma trajetória de inclusão, cidadania e esperança.

Veja também:

Instituto Joana D'Arc oferece capacitação profissional e integração cultural para migrantes no Centro de Pastoral em Cuiabá;

Instituto Joana D’Arc capacita jovens e adultos com foco para o mercado de trabalho e para atuação consciente como cidadãos;

Projeto Ciranda Digital promove capacitação e inclusão de migrantes em Cuiabá

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation