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06 de Março de 2024, 08h:00 A- A+

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Município de Goiás terá primeira rodovia estadual em concreto do Centro-Oeste garantindo a durabilidade de 20 anos

Com técnica de pavimentação adotada nos Estados Unidos, países europeus e China, o projeto inclui reconstrução e duplicação de parte da rodovia GO-210, em Rio Verde

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Buscando o avanço significativo na infraestrutura viária, o Estado de Goiás está prestes a se tornar o primeiro estado do Centro-Oeste a contar com uma rodovia estadual em pavimento rígido, uma das infraestruturas viárias mais avançadas do mundo, garantindo uma durabilidade superior a 20 anos. O perímetro urbano da GO-210, em Rio Verde, será substituído por via duplicada com concreto. A mesma técnica na infraestrutura já é adotada nos Estados Unidos, países da Europa e na China. De acordo com a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), a obra já foi iniciada e será inaugurada daqui 1 ano e meio.

De acordo com o presidente da Goinfra, Lucas Vissoto, a rodovia será a primeira em pavimento rígido do Centro-Oeste. “Todas as outras experiências em pavimento de concreto são em cidades e não possuem a mesma qualidade de uma rodovia. Isso porque às vezes uma região que tem um menor tráfego vai continuar sendo asfalto mesmo. Mas em alguns casos, como é o contorno de Goiânia ou o BRT em Brasília até Luziânia, há uma grande intensidade de tráfego e realmente o pavimento rígido tem se mostrado a melhor opção”, explicou.

Importante ressaltar que a expansão e qualificação da infraestrutura viária garante o tráfego seguro e rápido de cargas pesadas em uma região estratégica do estado, reconhecida nacionalmente pela alta produtividade de grãos. O trecho em pavimento rígido vai garantir ainda a economia de recursos públicos, tanto na construção quanto na manutenção. 

Outro aspecto importante é a iluminação noturna, onde o pavimento de concreto, por ser claro, reflete mais luz, aumentando a visibilidade e, consequentemente, a segurança. Para a Goinfra, os benefícios não só contribuem para a manutenção e durabilidade do pavimento, mas também salvam vidas.

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Lucas destacou que a colaboração com entidades como a Associação Brasileira de Cimento de Porto e o Banco Mundial tem sido fundamental para garantir a qualidade e durabilidade das obras. Com verbas da Fundeinfra (Fundo Estadual de Infraestrutura), o investimento total ultrapassou US$ 60 milhões. Além da economia na manutenção, o pavimento de concreto oferece vantagens em termos de segurança, espaço de frenagem e iluminação, resultando em uma redução significativa de riscos de acidentes e melhorias na visibilidade noturna.

“Primeiramente, não apresenta o problema da acoplamentação, proporcionando maior segurança. Além disso, destaca-se a diferença no espaço de frenagem em relação ao asfalto, com uma redução de até 70% no tempo necessário para parar o veículo. É muito mais rápido você parar o carro no movimento de concreto, o que pode evitar acidentes”, destacou Vissoto, ao explicar que a Goinfra analisou e chegou a conclusão que o pavimento rígido oferece várias vantagens significativas.

Padrão internacional

A execução é de responsabilidade da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), com investimento superior a R$ 60 milhões do Fundeinfra. A empresa contratada iniciará a mobilização, com a implantação de canteiro e contratação de trabalhadores. Posteriormente, serão iniciados o levantamento topográfico e os serviços de limpeza, implantação de dispositivos de drenagem e obras de terraplanagem, seguindo os padrões internacionais.

O material asfáltico pré-existente na composição da nova pista será aproveitado com o uso de placas de concreto de Cimento Portland (PCS), capazes de suportar o tráfego intenso de veículos pesados. Além disso, o pavimento possui maior atrito com os pneus, favorecendo ações de frenagem. 

O primeiro trecho a receber o pavimento rígido terá 6,5 quilômetros. O Governo de Goiás vai adotar o modelo de pavimentação em outras regiões do estado.

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