Cuiabá, 14 de Dezembro de 2024
DÓLAR: R$ 6,05
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Destaque Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024, 13:40 - A | A

27 de Novembro de 2024, 13h:40 A- A+

Destaque / OPERAÇÃO "ÍNDIA DO RIO"

Instituto Chico Mendes apreende ouro em garimpo ilegal no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Operação flagrou atividade ilegal de garimpeiro, levado para a sede da Polícia Federal em Cuiabá

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

Durante operação na última sexta-feira (22), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apreendeu 1,7 gramas de ouro com um garimpeiro flagrado em atividade ilegal no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. A Operação "Índia do Rei", cujo objetivo é combater a prática de garimpo ilegal na unidade, identificou e autuou um garimpeiro em atividade clandestina.

A operação foi possível graças a estudos prévios realizados no dia anterior (21/11), que mapearam possíveis acessos e movimentações suspeitas no interior do parque. Por volta das 5h30 do dia 22, a equipe do Instituto Chico Mendes localizou um indivíduo em plena atividade de extração mineral. Ao ser surpreendido, o garimpeiro tentou evadir-se do local, mas foi interceptado.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Na abordagem, foram apreendidos 1,7 gramas de material (aparentemente ouro), um detector de metal utilizado na extração ilegal, e uma motocicleta empregada para acesso ao local. Todos os materiais foram devidamente apreendidos e o garimpeiro foi conduzido à sede da Polícia Federal em Cuiabá para as providências legais.

A área onde o garimpo ocorria foi embargada e todos os procedimentos administrativos de autuação foram realizados. Assim, a operação "Índia do Rei" segue com novas ações de monitoramento e fiscalização planejadas para garantir a integridade do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

Foto: Divulgação ICMBio
Foto: Divulgação ICMBio
 
Foto: Divulgação ICMBio
Fot

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation