Cuiabá, 11 de Julho de 2025
DÓLAR: R$ 5,56
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Destaque Sexta-feira, 26 de Abril de 2024, 09:44 - A | A

26 de Abril de 2024, 09h:44 A- A+

Destaque / REUNIÃO EMERGENCIAL

Emanuelzinho se reúne com a base governista de Lula para amenizar "crise" com Arthur Lira no Congresso Nacional

A ofensiva servirá para tentar melhorar a relação com os parlamentares e deve incluir, ainda, reuniões do presidente Lula e com os vice-líderes do governo na Câmara dos Deputados e no Senado Federal

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

Na tentativa de cessar a crise entre o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto, os ministros da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT-SP), e da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), foi marcada uma reunião com com os vice-líderes da base aliada do Governo  Federal.

Emanuelzinho Pinheiro Neto (MDB), que exerce enorme influência junto ao presidente, Lula (PT) foi o anfitrião e recebeu os deputados em sua residência na segunda-feira (22), 

A ideia é reagrupar a base governista, e tentar uma reaproximação com o presidente da Câmara do Deputados, Arthur Lira (PP-AL). 

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

O convite para a reunião partiu do líder do governo na Câmara, José Guimarães, na semana passada, em meio à troca de farpas entre o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e Padilha. O intuito é reunir os deputados governistas para uma conversa mais ampla "sobre política", já que o governo tem sofrido recorrentes problemas na relação com o Parlamento. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir nos próximos dias com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A ofensiva servirá para tentar melhorar a relação com os parlamentares e deve incluir, ainda, reuniões do presidente Lula (PT) com os vice-líderes do governo na Câmara e no Senado.

Arthur Lira cobrou do presidente da República uma maior participação na articulação com o Congresso Nacional. "O que tenho sempre falado com o presidente Lula é que é imprescindível que o presidente se envolva mais nas agendas de recebimento de parlamentares de bancadas temáticas ou líderes partidários. Quanto mais o presidente se envolve no processo, mais ele sente a temperatura de como estão as coisas com o seu governo, o que está certo ou errado", disse Arthur Lira à imprensa. 

Na semana passada, Lula deu sinal verde para que seus auxiliares agendassem um encontro entre eles. A ideia é tentar atenuar o embate entre Lira e a equipe de articulação política do governo, liderada por Padilha.


 A reunião terá participação dos ministros da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT-SP), e da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), bem como os vices-líderes da base aliada ao governo na Câmara

 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation