PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Os projetos da Associação Mato-grossense de Skate em Cuiabá, liderado pelo presidente da instituição, Roberto Peron, conhecido popularmente por Bob Peron, têm sido uma iniciativa transformadora, direcionada para a inclusão social e a promoção de atividades saudáveis. Um exemplo é o projeto "Skate Formação", que oferece aulas de skate para crianças e adolescentes em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Outro projeto de destaque é o "Skate Session", que já beneficiou mais de 700 alunos em 10 escolas, oferecendo às crianças e adolescentes uma alternativa de lazer, esporte e convivência, afastando-os de situações de vulnerabilidade social.
Importante ressaltar que, foi através de Bob Peron que hoje Cuiabá conta com a estrutura inclusiva "gaiola", criada pelo skatista profissional cacerense Ricardo Prova, que permite que jovens com deficiência pratiquem skate de forma segura. Esta iniciativa reforça a inclusão e igualdade no esporte.
Além disso, o projeto também contribui para a formação de valores como disciplina, respeito, cooperação e perseverança. Além disso, ao envolver a comunidade e promover a prática esportiva, ajuda a reduzir índices de violência e criminalidade, promovendo uma melhor qualidade de vida para todos os envolvidos.
Skate Formação
O projeto "Skate Formação" em Cuiabá tem se destacado como uma iniciativa transformadora para a inclusão social e a promoção de atividades saudáveis. Realizado pela Associação Mato-grossense de Skate, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o projeto oferece aulas de skate com instrutores qualificados, ensinando técnicas e promovendo o desenvolvimento de habilidades esportivas.
A idéia é levar o skate para base. Trazendo cada vez mais perto das crianças e sociedade a importância do esporte. Skate em formação já se apresentou em mais de 10 escolas, tendo quase 700 alunos, ganhando conhecimento sobre a história do esporte, tanto como peças, montagens e é claro, a prática esportiva. Com 3 polos definidos, e aulas aos sábados, mais de 70 alunos estão lá marcando presença e aprendendo na teoria e na prática, a magia do skate.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
O "Skate Formação" é um exemplo de como o esporte pode ser uma ferramenta poderosa para a transformação social, proporcionando oportunidades de crescimento pessoal e comunitário em Cuiabá.
Divulgação: AMTSK

Projeto SessiOn - Skate para Todos
O projeto SessiOn - Skate para Todos é voltado para crianças e adultos com Deficiência (PCD) e conta com a estrutura chamada de "gaiola", que proporciona aos jovens com deficiência a oportunidade de conhecer e praticar o esporte.
Esta iniciativa inclusiva permite que todos os jovens, independentemente de suas habilidades físicas, possam participar e aproveitar os benefícios do skate, além de oferecer uma oportunidade igualitária para jovens PCDs, promovendo a inclusão e a igualdade no esporte.
A estrutura é especialmente projetada para garantir que jovens com deficiência possam experimentar a prática do skate de maneira segura e adaptada às suas necessidades. A estrutura é equipada com recursos que facilitam a acessibilidade, permitindo que os jovens PCDs se sintam confortáveis e seguros enquanto aprendem e praticam o esporte.
A "gaiola" também promove a interatividade entre todos os participantes do projeto, incentivando a convivência e a cooperação entre jovens com e sem deficiência. Além de garantir que a prática do skate seja realizada de maneira segura, minimizando riscos e proporcionando um ambiente controlado para os iniciantes.
Circuito Mato-Grossense de Skate em Cuiabá
Pistas de skates
O presidente da Associação também está envolvido na construção da maior pista de skate da América Latina, localizada no Parque Novo Mato Grosso, na Capital.
Atualmente existem em Cuiabá mais de cinco pistas de skate, entre elas: pista da Arena Pantanal, no Dom Aquino, na Orla do Porto, no bairro Ormar Cabral e no Verdinho.
História do Skate em Cuiabá
Em 2014, foi fundada por Bob Peron a Associação Cuiabana de Skate criada para promover o skate na capital, oferecendo infraestrutura e apoio para a prática do esporte entre jovens e adultos.
Logo em seguida, foi criada a Federação Mato-grossense de Skate, que tem sido responsável por trazer para o estado eventos de grande porte, que ajudam a ranquear os melhores atletas de Mato Grosso, oferecendo-lhes a chance de competir em nível nacional e internacional.
Através da organização de campeonatos e atividades, a Federação tem identificado e desenvolvido talentos locais, dando-lhes visibilidade e oportunidades de crescimento.
Em 2023, os primeiros atletas de MT foram ranqueados para participarem de campeonatos pelo Brasil. No mesmo ano, Cuiabá foi palco da Seletiva Brasileiro Centro-Oeste, com participação dos melhores skatista do estado e do Brasil.
Ambas as instituições têm trabalhado para popularizar o skate em Mato Grosso, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento de habilidades esportivas e pessoais.
Maria Estela Gonçalves Peron 22/07/2024
Eu, muito mais do que qualquer um conheço a luta do meus filho pelo Skate. Desde muito tempo na adolescência ele já amava o Skate e hoje ama muito mais por causa do filho e desses projetos que com muita luta consegui empreender junto com os amigos do Skate e da Secel e do Deputado Max que acreditou no meu filho e o tem ajudado.Que Deus abençoa todos os envolvidos nesse esporte, que aprendi a amar vendo a correria do meu filho todos os dias.
1 comentários