ELISA RIBEIRO
A Câmara de Cuiabá acatou requerimento do vereador Fellipe Correa (Cidadania) que tem como base a investigação conduzida pelo Ministério Público Estadual (MPE), a qual culminou no afastamento do emedebista do cargo na semana passada. Diante disto, foi instaurado uma Comissão Prossante para cassar o mandato do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), com 16 votos a 8.
A abertura da Comissão Processante não afasta Emanuel Pinheiro do cargo de imediato. A investigação da Comissão processante terá prazo de 90 dias para elaborar relatório com parecer pelo deferimento ou não, do pedido.
Por sorteio, ficou definido que vão compor a Comissão Processante os vereadores Edna Sampaio (PT), Rogério Varanda (MDB) e Wilson Kero Kero (Podemos), realizado logo após a aprovação do processo na sessão ordinária desta terça-feira (12). Eles decidirão entre si quem ocupará os cargos de presidente, relator e membro da comissão.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Agora, os parlamentares devem se reunir para definir quem responderá pela presidência, pela relatoria e quem ficará como membro.
O pedido tem como base o último afastamento de Emanuel, ocorrido em 4 de março por decisão do desembargador Luiz Ferreira da Silva, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Três dias depois, a decisão foi anulada por decisão do ministro Ribeiro Dantas, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Não participaram da votação os vereadores Adevair Cabral (PRD) e Chico 2000 (PL), pois integram a Mesa Diretora do Parlamento Municipal; Felipe Corrêa (Cidadania), por ser o autor do pedido que culminou na abertura da Comissão; e ainda Luis Claudio (MDB) e Ricardo Saad (PSDB), pois são suplentes e devem deixar o Legislativo no próximo mês devido ao retorno dos titulares.
Este era o 17º pedido de Comissão Processante apresentado na Câmara contra Emanuel desde o início do primeiro mandato, em 2017. Todos os demais foram rejeitados por maioria no Plenário ou arquivados por falhas processuais.
Divulgação

Veja como votou cada vereador:
Adevair Cabral - não
Cezinha - não
demilson Nogueira - sim
Dilemário Alencar - sim
Dídimo Vovô - não
Luiz Fernando - sim
Ricardo Saad - não
Edna Sampaio - sim
Eduardo Magalhães - sim
Eleus Amorim - sim
Jeferson Siqueira - sim
Kássio Coelho - sim
Lilo Pinheiro - sim
Luís Cláudio - não
Marcus Brito - sim
Maysa Leão - sim
Michely Alencar- sim
Paulo Henrique - não
Mário Nadaf - não
Rodrigo Arruda e Sá - sim
Rogério Varanda - sim
Sargento Joelson - sim
Sargento Vidal - não
Wilson Kero Kero - sim