Cuiabá, 21 de Julho de 2024
DÓLAR: R$ 5,60
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Destaque Terça-feira, 12 de Março de 2024, 14:03 - A | A

12 de Março de 2024, 14h:03 A- A+

Destaque / POR 16 CONTRA 8

Câmara dos Vereadores de Cuiabá instaura Comissão Processante contra o prefeito Emanuel Pinheiro

vA abertura da Comissão Processante não afasta Emanuel Pinheiro do cargo de imediato. A investigação da Comissão processante terá prazo de 90 dias para elaborar relatório com parecer pelo deferimento ou não, do pedido

ELISA RIBEIRO

A Câmara de Cuiabá acatou requerimento do vereador Fellipe Correa (Cidadania) que tem como base a investigação conduzida pelo Ministério Público Estadual (MPE), a qual culminou no afastamento do emedebista do cargo na semana passada. Diante disto, foi instaurado uma Comissão Prossante para cassar o mandato do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), com 16 votos a 8.

A abertura da Comissão Processante não afasta Emanuel Pinheiro do cargo de imediato. A investigação da Comissão processante terá prazo de 90 dias para elaborar relatório com parecer pelo deferimento ou não, do pedido. 

 
Por sorteio, ficou definido que vão compor a Comissão Processante os vereadores Edna Sampaio (PT), Rogério Varanda (MDB) e Wilson Kero Kero (Podemos),  realizado logo após a aprovação do processo na sessão ordinária desta terça-feira (12). Eles decidirão entre si quem ocupará os cargos de presidente, relator e membro da comissão.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

Agora, os parlamentares devem se reunir para definir quem responderá pela presidência, pela relatoria e quem ficará como membro.


O pedido tem como base o último afastamento de Emanuel, ocorrido em 4 de março por decisão do desembargador Luiz Ferreira da Silva, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Três dias depois, a decisão foi anulada por decisão do ministro Ribeiro Dantas, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Não participaram da votação os vereadores Adevair Cabral (PRD) e Chico 2000 (PL), pois integram a Mesa Diretora do Parlamento Municipal; Felipe Corrêa (Cidadania), por ser o autor do pedido que culminou na abertura da Comissão; e ainda Luis Claudio (MDB) e Ricardo Saad (PSDB), pois são suplentes e devem deixar o Legislativo no próximo mês devido ao retorno dos titulares.

Este era o 17º pedido de Comissão Processante apresentado na Câmara contra Emanuel desde o início do primeiro mandato, em 2017. Todos os demais foram rejeitados por maioria no Plenário ou arquivados por falhas processuais.  

Divulgação

VOTAÇÃO CÂMARA DE CUIABÁ

 

 

Veja como votou cada vereador:

Adevair Cabral - não
Cezinha  - não
demilson Nogueira - sim
Dilemário Alencar - sim
Dídimo Vovô - não
Luiz Fernando - sim
Ricardo Saad - não
Edna Sampaio - sim
Eduardo Magalhães - sim
Eleus Amorim - sim
Jeferson Siqueira - sim
Kássio Coelho - sim
Lilo Pinheiro - sim
Luís Cláudio - não
Marcus Brito - sim
Maysa Leão - sim
Michely Alencar- sim
Paulo Henrique - não
Mário Nadaf - não 
Rodrigo Arruda e Sá - sim
Rogério Varanda - sim
Sargento Joelson - sim
Sargento Vidal - não
Wilson Kero Kero - sim

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation