PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
A Prefeitura de Várzea Grande reforçou o monitoramento e as medidas preventivas diante da previsão de chuvas volumosas nos próximos dias. Secretarias de Viação, Obras e Urbanismo e de Defesa Social intensificam o acompanhamento de córregos, serviços de drenagem e cadastro de famílias em áreas de risco.
O secretário de Defesa Social, Louriney dos Santos Silva, lembra que bairros como Construmat e Carrapicho já sofreram alagamentos na última terça-feira e alerta para os principais perigos: “alagamentos, raios, ventos fortes com queda de árvores e interrupção no fornecimento de energia”. Atualmente, 992 residências em pontos críticos estão sob vigilância da Defesa Civil.
A população deve evitar o descarte de lixo às margens de córregos, observar o nível das águas e, ao identificar risco de transbordamento, buscar abrigo seguro e comunicar imediatamente a Defesa Civil Municipal pelo (65) 98475‑7112.
Em casos de falta de energia, acionar a Energisa (0800 647 0120); para quedas de árvores ou resgates, ligar ao Corpo de Bombeiros (193).
Com ações de limpeza, avaliação técnica de áreas vulneráveis e plantão 24 horas, as secretarias visam reduzir impactos e garantir segurança à comunidade.