PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
No próximo dia 8 de abril, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) participará da 18ª edição do projeto Ribeirinho Cidadão, que levará atendimentos especializados ao município de Porto Esperidião. A Escola Municipal Maria Gregória Ortiz Cardoso sediará, das 9h às 16h, uma série de serviços voltados a facilitar o acesso de comunidades remotas aos direitos e deveres dos cidadãos.
Iniciado em 2006 e idealizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) em parceria com a Defensoria Pública e diversos outros parceiros, o projeto foi criado com o objetivo de alcançar comunidades com acesso restrito a serviços públicos essenciais. As áreas contempladas vão desde a saúde e justiça até educação ambiental, ciência, cultura, educação no trânsito e cidadania.
Tenha notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: O FATO NEWS - FTNBRASIL
Nesta edição, o TRE-MT disponibilizará uma gama de serviços eleitorais, incluindo consulta da situação eleitoral, alistamento (emissão do primeiro título), regularização e 2ª via do título, transferência de domicílio, atualização cadastral e cadastro biométrico. Este é o nono ano de participação do Tribunal no programa, tendo ingressado como parceiro institucional em 2017.
Além dos serviços eleitorais, os cidadãos poderão usufruir de atendimentos que abrangem consultas médicas e odontológicas, orientações jurídicas, facilitação de acordos e conciliações, emissão e regularização de documentos pessoais, vacinação, assistência previdenciária e solicitações de benefícios sociais. Apesar do nome “ribeirinho”, o projeto alcança uma diversidade de públicos, inclusive comunidades indígenas, fortalecendo a integração de áreas isoladas do Pantanal.
Conforme dados do próprio TJMT, entre 2023 e 2024, o projeto beneficiou 25.605 cidadãos, reafirmando seu compromisso com a inclusão social e o acesso a serviços públicos em regiões de difícil acesso.