Home » Alimentacao » 10 boatos tolos sobre saúde que você deve ignorar

Nós rastreamos alguns dos mais estranhos, e simplesmente errados mitos sobre saúde e lendas urbanas.

As lendas urbanas e os mitos sobre saúde certamente não são nada de novo – Com o passar do tempo e a chegada da internet, alguns desses mitos e lendas ganharam mais força. Aqui está o artigo que vai ajudar você a não cair mais lindas e mitos tolos.

Goma de mascar leva sete anos para passar através de seu aparelho digestivo.

A verdade: os viciados em goma podem relaxar. Embora seu corpo não possa digerir goma de mascar, ela não permanece no seu estômago, de acordo com Snopes.com. Você a elimina quando vai ao banheiro apenas como qualquer outro alimento.

Arrancar um cabelo grisalho faz com que dois cresçam de volta.

A verdade: Independentemente de quantas vezes você arrancar, vai continuar nascendo apenas um. Pode demorar seis meses a partir do momento em que um cabelo cai até que ele cresça de novo; Durante esse tempo, você verá automaticamente mais cabelos grisalhos como parte do processo de envelhecimento, explica Snopes.com.

Os desodorantes antitranspirantes causam câncer de mama.

A verdade: Este mito provavelmente surgiu porque alguns antitranspirantes contêm alumínio, que pode aparecer como um achado falso-positivo em uma mamografia. Tudo isso significa que você deve pular o material branco antes de uma triagem do cancro da mama. Embora as preocupações tenham sido levantadas sobre parabenos no desodorizante levantando níveis de estrogênio – e, portanto, possivelmente aumentando o risco de câncer – nunca houve qualquer evidência conclusiva para provar isso, de acordo com o National Cancer Institute e FDA

Os gatos podem roubar o ar da boca de um bebê.

Este mito remonta centenas de anos a uma época em que os gatos foram associados com maus espíritos e bruxaria, mas KidsHealth.org nota que é anatomicamente impossível para um gato ou outro animal sufocar um bebê selando a boca da criança com a sua própria. Ainda assim, é uma boa ideia para supervisionar animais de estimação em torno de bebês e crianças pequenas – para a segurança da criança.

Mountain Dew pode encolher os testículos de um homem.

A verdade: para todos que já beberem Mountain Dew, respirem tranquilos. A essência deste rumor ridículo, de acordo com Snopes.com, é que beber Mountain Dew pode diminuir a contagem de espermatozóides de um homem ou fazer com que seu pênis encolha. O suposto culpado é a coloração alimentar Amarelo N º 5, e o mito de que tem um efeito nocivo sobre o sistema reprodutor masculino, que é infundado, diz o site.

Você pode pegar um resfriado se ficar muito tempo do lado de fora.

A verdade: Na verdade, é uma boa ideia deixar seus filhos gastar bastante tempo ao ar livre. “Ir para fora – com ou sem a cabeça molhada – é uma das melhores coisas que você pode fazer para evitar a captura de um resfriado”, D.J. Verret, MD, um otorrinolaringologista de Dallas, disse WomansDay.com. “Resfriados são causados ​​por vírus ou bactérias, que são mais comumente espalhados no inverno por causa do contato próximo de todos dentro de casa.” Então gastar tempo ao ar livre pode realmente fazer você menos propensos a pegar um resfriado.

Estalar suas articulações causa artrite.

A Verdade: O som pode ser extremamente irritante, mas este hábito grosseiro não irá prejudicar suas articulações. Os pesquisadores não encontraram diferença nos casos de artrite quando compararam um grupo de pessoas que estalam suas juntas com aqueles que não estalam. No entanto, o estudo descobriu que as pessoas que estalam os dedos tiveram perda de força e mais inchaço nas mãos – boas razões para acabar com esse hábito.

Beber água fria após as refeições pode causar câncer.

A Verdade: A água é uma das coisas mais saudáveis ​​que você pode beber durante qualquer refeição – quente, fria ou morna. Este boato surgiu no início de 2006, de acordo com Snopes.com, e ainda faz o seu caminho em várias cadeias de e-mail. Ele postula que a água fria ajuda a solidificar as gorduras oleosas de sua refeição em um “lodo” que reveste os intestinos e pode levar ao câncer. Mas há evidência zero da literatura médica para apoiar esta teoria.

Não há problema em seguir a regra de cinco segundos para a queda de alimentos.

A Verdade: A regra de cinco segundos deveria ser a “regra de zero segundo”, disse Roy M. Gulick, MD, chefe da divisão de doenças infecciosas no Weill Cornell Medical College, recentemente ao The New York Times. “Comer alimentos abandonados representa um risco para a ingestão de bactérias e doenças gastrointestinais subsequentes, e o tempo que o alimento fica no chão não muda esse risco.”

Você só usa 10% de seu cérebro.

A Verdade: Oradores motivacionais podem amar essa ideia, mas as evidências contra ela são apenas de senso comum, dizem Aaron Carroll, MD, e Rachel Vreeman, MD, em seu livro Do not Swallow Your Gum: Mitos, Metade-Verdades, e Mentiras sobre seu corpo e saúde. “Estudos de pacientes com danos cerebrais sugerem que danos a quase qualquer área do cérebro tem efeitos específicos e duradouros sobre as capacidades de um ser humano”, escreveram. “Se esse mito fosse verdade, não seria um grande problema machucar várias partes de seu cérebro.” Você sempre está usando 100% de seu cérebro – ou pelo menos nós esperamos que esteja.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*