Home » Alimentacao » Estudo sobre Gêmeos descobre ligação genética ao desmaio

Gêmeos idênticos mostraram uma conexão genética mais forte com desmaios do que gêmeos fraternos.

A síncope vasovagal, ou desmaio, tem um forte componente genético que pode combinar com fatores ambientais para predispor indivíduos à tal condição, de acordo com um estudo australiano feito em gêmeos.

Em mais da metade de 51 pares de gêmeos do mesmo sexo com história de desmaio, ambos os gêmeos relataram desmaios típicos, como exposição ao sangue, lesão, dor prolongada ou dor, relatou Samuel Berkovic, MD, da Universidade de Melbourne, junto a colegas na edição de 7 de agosto de Neurology.

Entre os gêmeos monozigóticos (idênticos), a probabilidade de ambos os gêmeos terem uma história de desmaio foi mais forte do que em gêmeos dizigóticos (fraternos): 0,71 versus 0,27 para desmaio pelo menos duas vezes não relacionados a fatores externos, como desidratação e 0,62 versus 0,00 para síncope Associado a gatilhos vasovagais típicos.

Familiares que não eram gêmeos tinham uma baixa prevalência de desmaios, sugerindo que a herança de desmaio não é um fenômeno de um único gene.

“Nossos resultados sugerem que, enquanto desmaio parece ter um forte componente genético, pode haver múltiplos genes e múltiplos fatores ambientais que influenciam o fenômeno”, disse Berkovic em um comunicado.

O papel dos fatores genéticos na síncope vasovagal tem uma história controversa. Relatórios anedóticos gêmeos têm apoiado uma ligação genética, mas uma revisão sistemática recente mostrou apenas evidência fraca para o envolvimento genético, observaram os autores.

Em um esforço para esclarecer as contribuições genéticas para a síncope vasovagal, Berkovic e colegas realizaram um estudo gêmeo. O estudo teve três características principais: validade diagnóstica, evita o viés de avaliação e avaliação da história familiar de pares de gêmeos concordantes monozigóticos, “pois estes fornecem evidência de uma etiologia genética”.

Berkovic e colegas recrutaram participantes através do Australian Twins Registry e entrevistas individuais. Eles identificaram 50 pares de gêmeos em que pelo menos um gêmeo tinha um diagnóstico confirmado de síncope. Um outro par gêmeo foi identificado através de estudos familiares.

Os investigadores atribuíram uma pontuação de 1 a 5 para as características clínicas dos participantes do estudo:

• 1 = Apenas episódios pré-sincopais não relacionados com alterações da posição corporal
  • 2 = Um episódio de síncope em circunstâncias excepcionais (doença, não beber ou comer, Valsalva)
  • 3 = Um episódio sem circunstâncias excepcionais ou dois episódios e pelo menos um ocorrido em circunstâncias excepcionais
  • 4 = Como muitos três episódios sincopais
  • 5 = Mais de três episódios

Os pares tiveram uma idade mediana de 35 e uma idade mediana no início dos indivíduos gêmeos afetados de 15 anos. Os autores descobriram que 44 indivíduos (representando 57 por cento dos pares de gêmeos) relataram gatilhos vasovagais típicos. Nenhum par gêmeo relatou história familiar de morte súbita cardíaca.

Os gêmeos monozigotos exibiram uma tendência para uma maior concordância para a síncope do que os gêmeos dizigóticos. Um escore de 4 ou 5 foi significativamente mais comum em gêmeos monozigóticos, assim como a síncope associada a gatilhos vasovagais típicos.

Seis dos 19 gêmeos monozigóticos concordantes não relataram parentes com história de síncope. Seis pares relataram alguns parentes afetados primeiro e segundo grau, e os restantes sete relataram parentes afetados múltiplos primeiro e segundo grau.

Uma comparação de subgrupos de pacientes com e sem gatilhos vasovagais típicos mostrou sobreposição entre os grupos.

“Estes achados apoiam fortemente a relevância de fatores genéticos em síncope com típicos desencadeantes vasovagais, mas também se a síncope ocorre frequentemente independente dos gatilhos”, concluíram os autores. “Os fatores genéticos parecem ser menos relevantes com a síncope infrequente, devido a fortes gatilhos externos”.

“Nossos resultados sugerem que a síncope compreende um espectro entre fatores predominantemente genéticos em um lado, particularmente quando recorrente e associado com gatilhos típicos, e predominantemente fatores ambientais no outro, quando infrequente e não associado com gatilhos típicos”, acrescentaram.

O estudo teve algumas limitações. O recrutamento foi baixo, pois os participantes eram voluntários em um registro gêmeo baseado na comunidade. Além disso, não foram realizados testes de diagnóstico para excluir formalmente outras causas de síncope, como arritmias cardíacas ou falência autonômica.